top of page
  • Foto do escritorAdmin

Afinal NTF o que é?


educação ntf tecnologia criptomoeda nonfungibletoken
educação ntf tecnologia criptomoeda nonfungibletoken

Quem andou pela internet nos últimos meses com certeza já ouviu falar de NFT. Mas a verdade é que nem todo mundo entende bem o que é isso. Então o ROE te ajuda a entender!


NFT é a sigla em inglês para non-fungible token (token não fungível). Para entender bem o que é essa tecnologia, primeiro é importante saber o que significam os termos “token” e “fungível”.


Um token, no universo das criptomoedas, é a representação digital de um ativo – como dinheiro, propriedade ou obra de arte – registrada em uma blockchain. Exemplo: se uma pessoa tem o token de uma propriedade, significa que tem direito àquele imóvel – ou parte dele. Já bens fungíveis, de acordo com o Código Civil Brasileiro, são aqueles “que podem substituir-se por outros da mesma espécie, qualidade e quantidade”.


Exemplo: Uma nota de R$ 100 é fungível, já que é possível trocá-la por duas de R$ 50. A pintura “A Casa Amarela”, do Van Gogh, por outro lado, não é fungível, pois é única e não pode ser trocada por outra igual.


Um NFT, portanto, é a representação de um item exclusivo, que pode ser digital – como uma arte gráfica feita no computador – ou física, a exemplo de um quadro. Além de obras de artes, músicas, itens de jogos, momentos únicos no esporte e memes podem ser transformados em um. Na prática, ser um token não fungível significa ser um certificado digital de propriedade que qualquer um pode ver e confirmar a autenticidade, mas ninguém pode alterar.


Deu para entender? Quem já está familiarizado com o universo das criptomoedas, em geral, acredita que NFT é o futuro de vários mercados. E vocês?



2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page