top of page
  • Foto do escritorAdmin

Desbravando o Mundo com a Robótica

Atualizado: 18 de jan. de 2023


roboticaroboticaeducacional roboticaeducativa tecnologia educacao
Periferia no mundo da ciência

Da periferia de Gravataí para o mundo: o estudante Jeser Becker, aos 16 anos, em 2005, sonhava em criar o seu próprio robô para participar da competição mundial de robótica First Robotics Competition, nos EUA!

Tudo começou na primeira edição da Globaltech, Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação, em Porto Alegre. Jeser se interessou muito pelo que viu por lá e escreveu aos organizadores do evento, pedindo ajuda para iniciar um time de robótica. Uma empresa norte-americana acatou o pedido e enviou um DVD com as instruções solicitadas.


Depois de fazer cálculos, ele e os amigos perceberam que precisariam de cerca de R$ 50 mil para criar o robô e viajar - dinheiro que eles não tinham. Mas eles acreditavam muito no sonho deles, e saíram batendo de porta em porta de cada empresa da cidade pedindo ajuda. Mas não tiveram muita sorte.


Como precisavam chamar a atenção do empresariado e da mídia, ele e os amigos investiram R$ 10 na compra de canos de PVC que, junto com peças de um antigo videocassete, um suporte de papel higiênico e folhas de radiografia, acabaram se tornando o Propi #001, o primeiro robô da equipe, que mexia os braços e as sobrancelhas. Um controle de videogame foi usado para mover Propi #001 e o visor do videocassete marcava há quanto tempo ele estava ligado.


Com a visibilidade da imprensa, o empresariado local se mobilizou e abraçou a ideia dos meninos. Com esse apoio, a equipe de robótica Heitortec se tornou a maior atração por ser a primeira equipe da América Latina a representar uma escola pública em uma competição internacional de robótica. Eles ainda conquistaram o terceiro lugar na regional de Nova York da First Robotics Competition.


Com o tempo, a robótica foi ganhando cada vez mais visibilidade, e hoje existem muitas equipes incríveis no país. Já Jeser, aos 20 anos, foi convidado pelo Ministério da Educação para escrever a parte técnica do Marco da Educação de Robótica, que implementou a robótica em escolas brasileiras. De lá pra cá, ele percorreu o mundo convidado por empresas e escolas para implantar a robótica! Inspirador demais, né?

Vem fazer uma aula experimental e desbravar novos conhecimentos.

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page