top of page
  • Foto do escritorAdmin

E o algoritmo?


Programação Educação Tecnologia Algoritmo
Programação Educação Tecnologia Algoritmo

Quando a gente fala sobre o ensino de programação muita gente acha que é algo muito distante, então hoje a gente vai falar sobre uma palavrinha que se vê muito aqui nas redes sociais e que tem tudo a ver com o assunto: algoritmo!




O algoritmo nada mais é do que uma programação, uma sequência de passos para executar uma tarefa com começo, meio e fim. Ou seja, o algoritmo define o caminho que deve ser seguido para chegar até a solução de um determinado problema. Isso faz parte de uma linguagem de programação, a responsável para que os algoritmos sejam seguidos pelo meio em que vai ser utilizado, como os computadores e os celulares.


Mas como os algoritmos são usados na programação? Como vocês já devem saber, os programadores precisam escrever códigos capazes de resolver problemas complexos, e para fazer isso, é necessário destrinchar essas questões em problemas menores para que a linguagem da máquina seja capaz de entender e executar o que foi pedido. Na área da computação, o algoritmo exerce essa função: antes de escrever o código em uma linguagem de programação, a pessoa responsável pelo desenvolvimento deve elaborar uma solução lógica e eficiente por meio de um algoritmo!


Por isso os algoritmos são essenciais para facilitar o processo de desenvolvimento de software. Assim, ao longo da história da computação, foram produzidos diversos algoritmos para resolver questões complexas, como ordenar uma grande quantidade de números, encontrar o caminho mais curto em um grafo ou encontrar um elemento dentro de uma base de dados gigantesca.


Deu para entender? E dá para imaginar como esses algoritmos são aplicados aqui nas redes sociais? Se quiserem saber mais sobre o assunto, comentem aqui 👇


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page