Um estudo recente indicou que mais da metade dos empregos que os jovens terão no futuro ainda não existem hoje. Isto é: pessoas que não acompanham as inovações e tecnologias podem acabar ficando de fora do mercado. Além disso, o distanciamento social causado pela pandemia modificou as organizações e trouxe uma nova forma de se conduzir o trabalho, que exige habilidades pessoais e muita organização. Com o passar dos anos, novas habilidades serão inseridas, outras excluídas, assim como algumas profissões que já existiram e hoje estão extintas.
Não há dúvidas de que a tecnologia ganhará um espaço gigante no mercado de trabalho, e o foco das habilidades que serão necessárias para os profissionais no futuro estão ligadas a aspectos que os fazem superar os robôs, como as relações interpessoais que são praticamente impossíveis de automatizar, criatividade, persuasão e colaboração.
Pensando nisso, foi criada uma lista com as 10 principais habilidades que serão necessárias no futuro. A dúvida que fica é como desenvolver essas habilidades, né? Essas habilidades vem de uma junção de tecnologias físicas, digitais e biológicas, além de muita interação humana com carinho e atenção. O papel das instituições de ensino nesse processo é indispensável e aqui no ROE estamos sempre em busca desse desenvolvimento. Contem com a gente!
Comments