top of page
  • Foto do escritorAdmin

Minecraft e NTF

Atualizado: 18 de jan. de 2023

Recentemente, a Mojang Studios baniu NFT e blockchain no Minecraft! A decisão tem dividido opiniões por aí, mas a verdade é que não podemos esquecer que o jogo é muito acessado por crianças, né?



minecraft minecrafters minecraf tbr nft block chain mojang studios
Minecraft e segurança nos jogos

No Minecraft, todos os jogadores têm acesso às mesmas funcionalidades, ao mesmo conteúdo.

Isso é parte importante da cultura do jogo. Banir projetos que alteram essa cultura é importante para manter o jogo seguro. Isso evita, por exemplo, mecânicas de PlayToEarn, onde participantes deixam de ser jogadores e passam a usar a plataforma para ganhar dinheiro.

Eles também evitam, assim, que se crie um comércio que seria muito difícil de ser controlado. Como o Roblox, jogo que permite que outros jogadores criem e vendam minijogos, experiências, avatares e outros recursos. Nesse caso, treinamento e incentivo para se ganhar dinheiro na plataforma estão por toda parte, principalmente nos canais oficiais da plataforma. É como eles ganham dinheiro. Virou modelo de negócio.

E muitos desses acordos são feitos fora da plataforma, assim como acontece com muitos NFTs, com grupos contratando artistas para criarem artes por fora, com contratos e abusos de todo tipo. No final, monetizar a plataforma transformou crianças e adolescentes em trabalhadores e consumidores vulneráveis.


O jogo precisa ser um ambiente seguro para as crianças. E sabemos que no mundo da internet isso é muito difícil. Que façamos o que estiver ao nosso alcance, como a Mojang fez nessa decisão, né?


Fonte: Ricardo Cavallini para UOL



3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page