top of page
  • Foto do escritorAdmin

Modelagem 3D

Atualizado: 18 de jan. de 2023



modelagem3d tecnologia preservacaohistorica ucrania
Preservação Histórica

E nessa utilidade da modelagem 3d, vocês já tinham pensado??

Alguns cidadãos ucranianos estão se voluntariando para fazerem registros de patrimônios culturais e até artefatos da vida cotidiana com a ajuda do app de realidade aumentada da empresa Polycam — especializada em tecnologia de modelagem 3D —

antes que os ataques russos destruam esses objetos.


A tecnologia tem sido usada por voluntários que circulam pelas para fazer backups digitais de estátuas e outros artefatos públicos importantes. A esperança é que eles possam escanear quaisquer patrimônios e recriá-los ou lembrá-los no futuro, caso sejam destruídos.

A iniciativa faz parte do projeto “Backup Ukraine”, desenvolvido pela Polycam em parceria com a Unesco, a Vice Media Group, a organização sem fins lucrativos dinamarquesa Blue Shield Danmark, a Heritage Emergency Rescue Initiative da Ucrânia e o Museu Nacional da História da Ucrânia.


"Queremos colocar essa nova tecnologia nas mãos dos cidadãos ucranianos para eles poderem capturar qualquer coisa que considerem culturalmente valiosa e queiram preservar em 3D para sempre", relata o site do projeto.


A Polycam concordou em fornecer hospedagem para todas as digitalizações feitas por seu app — atualmente gratuito para uso na Ucrânia — por pelo menos nos próximos cinco anos. Os elementos escaneados pelos voluntários podem ser vistos no site da plataforma.


Sem dúvidas o trabalho dos voluntários fará uma grande contribuição para a história, mas as vidas são mais valiosas. Com os perigos óbvios nas ruas da Ucrânia no momento, o projeto pediu que todos evitem áreas com risco de conflito, respeitem os toques de recolher e não revelem acidentalmente as localizações dos militares ucranianos.


É triste precisarmos pensar nesses meios para preservar coisas que não deviam estar sendo destruídas, né? Mas para nós, apaixonados por tecnologia, é interessante ver como os recursos tecnológicos vêm sendo usados de maneira criativa e útil. Concordam?


Fonte: Canaltech

Quer aprender modelagem 3D?

Acessa o www.gruporoe.com para conhecer todos os nossos cursos e marcar uma aula experimental gratuita. Além de aprendizado, por aqui também tem muita diversão! Vem!



4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page