top of page
  • Foto do escritorAdmin

Modelagem 3D e os Dinossauros

Atualizado: 18 de jan. de 2023

Alguém aí ainda duvida da utilidade da modelagem 3D?


Cientistas da University of Queensland e da Monash University conseguiram, através de modelagem 3D e reconstrução digital, resolver um antigo mistério sobre os dinossauros: como os enormes saurópodes como brontossauros e diplodocus mantinham seus enormes corpos na terra sem quebrar os ossos? Segundo os cientistas, é impressionante que animais tão grandes conseguissem suportar seu próprio peso na terra: eles foram os maiores animais a andar pela Terra, e circularam por aí por mais de 100 milhões de anos.

Para desvendar esse mistério, foram testadas as funções dos ossos das patas de vários saurópodes diferentes.


Agora existem evidências biomecânicas que confirmam o funcionamento do tecido mole das patas desses dinossauros, especialmente as traseiras, que tinham um papel crucial na redução da pressão locomotora e estresse ortopédico. Os métodos de escaneamento 3D e de engenharia envolvidos na pesquisa serão utilizados para descobertas posteriores, e os cientistas estão animados para analisar membros inteiros, descobrindo segredos de outros tecidos animais, como os músculos.

Assim, há esperança de estudar os membros e pés de outros animais pré-históricos, respondendo a mais perguntas biomecânicas dos bichos extintos e entender melhor suas adaptações ambientais, movimentos e estilo de vida. Tudo graças à tecnologia da modelagem 3D! Legal demais, né?


Vocês podem saber mais sobre o estudo na Science Advances!



3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page