top of page
  • Foto do escritorAdmin

Olimpíadas de Conhecimento


Educação Olimpíadas Conhecimento
Olimpíadas de Conhecimento

O assunto do momento são as Olimpíadas, né? Mas por aqui vamos falar de outro tipo de competição olímpica: as Olimpíadas de Conhecimento


Recentemente falamos por aqui sobre as Olimpíadas de Robótica, mas hoje trazemos o assunto de outra forma: como o processo de competição nessas Olimpíadas Científicas pode agir no empoderamento e crescimento dos alunos?


As Olimpíadas Científicas consistem na realização de provas que testam conhecimentos que vão bem além da sala de aula: os estudantes que participam dessas competições abrem espaço para agregar uma gama bem maior de conteúdos e vivências, como o desenvolvimento de novas amizades e ampliação da bagagem cultural, por exemplo. Além disso, a participação em olimpíadas também contribui significativamente para a aprovação em universidades estrangeiras e nacionais de grande renome.


Como se isso tudo já não fosse suficiente, acredita-se também que os participantes das olimpíadas têm grandes ganhos no desenvolvimento socioemocional: além de aprenderem a lidar com as frustrações e com processos mais demorados, é comum que os alunos tenham a mente aberta ao novo e desenvolvam muito a criatividade, já que são constantemente expostos a problemas diferentes e inovadores, que não requerem apenas aplicação de fórmulas e substituição de números, mas sim, uma significativa dose de criatividade e raciocínio abstrato.


Engana-se quem acha que as Olimpíadas de Conhecimento se restringem a uma atividade escolar. Elas têm muito a oferecer na formação de estudantes enquanto seres humanos. Por aqui adoramos os ensinamentos olímpicos, e vocês??




4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page